DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Cabelos Cacheados e Crespos: Cuidados Específicos e a Química por Trás dos Produtos.
Disponível em: Dia da Consciência Negra - reflexão e luta -
Olá a todos novamente! Como vocês já sabem, meu blog tem foco na química abordando principalmente a saúde de nossos cabelos e unhas, e dessa vez não poderia ser diferente, não é mesmo? Então me acompanhem em mais um assunto muito interessante e legal de saber.
Você já parou para pensar em como a história, a ciência e a beleza estão conectadas? Quando falamos sobre Consciência Negra, mergulhamos em um universo que vai além das questões sociais e históricas. É também sobre identidade, representatividade e, claro, autocuidado.
Aqui, gosto de explorar como química, cabelos e até as unhas, podem carregar significados profundos. Afinal, cuidar de si mesmo é uma forma de resistência e um ato político para muitas pessoas negras. Por isso, convido vocês a refletirem comigo sobre essas conexões incríveis, trazendo conhecimento, cultura e valorização da nossa diversidade.
Afinal, o que é a Consciência Negra?
No dia 20 de novembro comemora-se o Dia da Consciência Negra. A data foi oficializada por uma lei de 2011 e é inclusive feriado em alguns estados e cidades. Ela foi escolhida para homenagear Zumbi, o líder do Quilombo dos Palmares, que morreu nesse mesmo dia, em 1965.
O termo é, simultaneamente, uma referência e uma homenagem à cultura ancestral do povo de origem africana, que foi trazido à força e duramente escravizado por séculos no Brasil. É o símbolo da luta, da resistência e a Consciência de que a negritude não é inferior e que o negro tem seu valor e seu lugar na sociedade.
Introdução
O movimento do cabelo natural cresceu muito na última década, mas recentemente algumas mulheres estão desistindo de investir tempo e dinheiro para manter os cachos ou o crespo perfeitos.
Você está rolando a tela para cima e se depara com vários vídeos de mulheres crespas e cacheadas que decidiram voltar a alisar os cabelos. Mulheres que desistiram da transição ou que já passaram por esse processo há alguns anos. Estão unidas agora por outro fator em comum: a preferência de usar os fios lisos novamente.
Produtos químicos, escova e chapinha foram por anos cúmplices de uma pressão estética na vida de meninas e mulheres negras. Essa demanda tinha raízes históricas na colonização e escravização, que espalharam a ideia de que pessoas negras deveriam modificar seus traços e cabelos para se adequarem a um padrão de beleza branco.
Como foi influenciado?
A imposição foi perpetuada pela mídia, pela publicidade e pela moda, e reforçada pela falta de representação da população negra em muitos setores, inclusive na indústria de cosméticos. Diante disso, romper com os fios lisos nunca foi uma tarefa fácil, exigindo paciência, cuidados especiais e muitos gastos. [...] As marcas não podiam mais ignorar os cabelos cacheados e crespos. Blogs e canais temáticos no YouTube se multiplicaram, com indicações de produtos, dicas de finalização e receitas caseiras. [...] Segundo o Google Trends, no período de 2020 até 2022, houve um aumento de 119% de pesquisas na plataforma por "cabelos lisos".
A ideia de que tratar de cabelos cacheados e crespos é mais trabalhoso vem da necessidade de esconder volume, frizz e ressecamento - muitas vezes considerados defeitos quando, na verdade, são características desse tipo de cabelo.
Disponível em: Pinterest
A Química dos Cabelos Crespos e Cacheados
A composição química dos fios de cabelo crespos e cacheados é a mesma dos fios de cabelo em geral: 45,2% de carbono, 27,9% de oxigênio, 6,6% de hidrogênio, 15,1% de nitrogênio, 5,2% de enxofre.
A diferença entre os tipos de cabelo está na distribuição da queratina, uma proteína que é formada por esses elementos químicos. A queratina é responsável pela curvatura do cabelo, e a forma como ela se distribui no fio é o que determina se o cabelo será crespo ou cacheado.
No cabelo crespo, a queratina está mais concentrada nas laterais do fio e menos no centro. Isso faz com que o fio seja mais frágil e propenso a quebrar. Por isso, é preciso ter mais cuidado com cabelos crespos, fazendo hidratações frequentes, usando shampoos especiais e manuseando-os com delicadeza.
A genética e a constituição química do cabelo são os fatores que determinam o tipo de cabelo.
Como empresas como a Apice criam seus cosméticos para cabelo?
Irei comentar um pouco a respeito da empresa Apice Cosméticos, com sede em Vitória (ES) que Atualmente é conhecida pela produção e venda de cosméticos focados em cuidados com cabelos cacheados, ondulados e em transição. A marca também investe em produtos hipoalergênicos e de apelo natural, atendendo à crescente demanda por cosméticos que respeitam o microbioma da pele e cabelo.
A Apice é uma marca de cosméticos capilares veganos onde seus produtos são fabricados sem nenhum componente de origem animal. Acrescento também que utilizo dos produtos desta marca e por isso estou comentando sobre ela, já que gosto muito e confio!
Disponível em: Sobre Nós – Apice Cosmeticos
Conclusão
Portanto, com base no que já foi dito anteriormente, cuidar de cabelos cacheados e crespos é mais do que uma questão estética; é um ato de valorização cultural e identidade, especialmente no contexto da Consciência Negra. Esses fios, com sua estrutura única, demandam atenção especial e produtos que respeitem suas características naturais, como os oferecidos por marcas como a Apice Cosméticos.A química por trás desses cuidados revela como a composição e distribuição da queratina tornam os cabelos crespos e cacheados mais frágeis, reforçando a necessidade de rotinas personalizadas. Esse cuidado não é apenas sobre beleza, mas também um ato de resistência e amor-próprio, celebrando a diversidade e a individualidade.
Posta mais 👏
ResponderExcluirLinda, arrasou
ResponderExcluirContinue assim, tá incrível, parabéns!
ResponderExcluirQue talento, vou acompanhar mas 😘❤️👏
ResponderExcluirAgora entendi como cuidar do meu crespinho
ResponderExcluirQue coincidência eu também uso os cremes da Apse eles são muito bons porque são veganos. Que inciativa prazerosa moça 😍
ResponderExcluir